Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ceratose folicular

A ceratose folicular se caracteriza por "bolinhas" endurecidas vermelhas, esbranquiçadas ou cor da pele, que deixam a pele áspera, mais frequentemente localizadas na região da parte externa dos braços e das coxas.

Esse quadro ocorre devido a uma alteração da última camada da pele (camada córnea) que forma "rolhas" nas aberturas dos folículos pilosos, causando a retenção da secreção sebácea, podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.

Geralmente surge na infância e há uma tendência familiar. O uso de roupas justas podem agravar o quadro.

Deve-se evitar o uso de roupas apertadas, tecidos sintéticos e de produtos gordurosos nos locais afetados. Não usar buchas para esfregar essas regiões pois isso piora o quadro.

O tratamento é feito com hidratantes e alguns produtos com ação queratolítica, ou seja, que diminuem a camada córnea.

É imprescindível uma consulta médica para o correto diagnóstico e escolha do melhor tratamento.


Alguma dúvida sobre ceratose folicular? Deixe um comentário...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Peeling de Cristal

Esse tratamento inovador utiliza jatos de cristais de óxido de alumínio para realizar uma esfoliação superficial, removendo suavemente a camada mais externa da pele, estimulando o crescimento de uma nova camada e a produção de colágeno.

Pela sua simplicidade e rápida recuperação, logo após a sua aplicação, você pode retornar imediatamente às suas atividades.
Rápido, sem dor e eficaz no tratamento progressivo de manchas, marcas, cicatrizes de acne, comedões (cravos), rugas finas e estrias.

São poucas suas contra-indicações e pode até mesmo ser realizado em adolescentes, auxiliando a prevenção e o tratamento de acne.

Pode ser usado em conjunto com peelings químicos (aumentando a penetração e potencializando a ação das medicações tópicas) e laser.

É recomendado pelo menos 3 sessões com intervalo entre 20 e 40 dias para melhores resultados mas, logo após a primeira sessão, já pode-se notar alteração da pele.


Alguma dúvida sobre peeling de cristal? Deixe um comentário...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dermatite atópica

Dermatite atópica é uma doença de pele caracterizada pelo curso crônico, levando ao aparecimento de lesões na pele e coceira, com períodos de melhora e piora, manifestando-se isoladamente ou intercalando-se com crises de asma ou rinite.

Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros.
Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.
Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais.
Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crônico (longa duração), apresentando períodos de melhora e de piora.

Outra característica da pele do atópico é a sua tendência maior ao ressecamento que, por si só, pode dar origem à sensação de coceira e descamação.

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida. Sabe-se que não é uma doença contagiosa e sim de origem hereditária.

Existem alguns fatores desencadeantes: pele seca, poeira, detergentes e produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético, certos alimentos, baixa umidade, frio intenso, calor e transpiração, infecções e estresse emocional.

A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes.

Alguma dúvida sobre dermatite atópica? Deixe um comentário...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele crônica, caracterizada por manchas brancas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo (de dentro para fora das bordas), em geral sem outros sintomas associados.
Essas manchas podem surgir nas mãos, pés, face, região genital e outras partes do corpo e geralmente são simétricas.
O vitiligo pode ser encontrado em pessoas de qualquer idade, mas em geral surge entre os 10 e 30 anos de idade, sem preferência por sexo ou raça.
Pode haver comprometimento dos olhos, associação com doenças de tireóide, anemia perniciosa, alopecia areata e outras enfermidades, embora na maioria dos casos só existam as lesões esbranquiçadas na pele.
Sua etiologia não está esclarecida, havendo várias hipóteses, sendo a mais aceita atualmente a de que seja uma doença de caráter auto-imune com disfunção ou destruição dos melanócitos (células responsáveis pela coloração da pele) por auto-anticorpos. Esta hipótese está baseada na observação clínica de que 10 a 15% dos pacientes portadores de enfermidades auto-imunes apresentam vitiligo comparado com 1 a 2% da população em geral, além da presença de linfócitos em algumas lesões de vitiligo.
Em geral as lesões surgem após algum evento traumático (perda de algum ente querido, separações familiares, traumas em geral, etc) e acredita-se que isso aconteça por uma baixa da imunidade, já que a hipótese mais aceita atualmente é que se trata de uma doença auto-imune.
Se você notou o aparecimento de manchas esbranquiçadas no seu corpo, procure fazer uma avaliação médica pois uma das hipóteses diagnósticas pode ser o vitiligo.

Alguma dúvida sobre vitiligo? Deixe um comentário...