Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual consiste em uma técnica específica de massagem manual, realizada com movimentos sobre os gânglios, com objetivo de estimular a circulação linfática, acelerando a absorção de líquidos acumulados no tecido intersticial, que quando se acumulam são responsáveis por causar edemas (“inchaços”).
A linfa é o líquido responsável pelo transporte do excesso de líquidos e toxinas produzidas pelo nosso organismo, que são liberadas através dos rins.
Além de desintoxicar o organismo, contribuindo para a eliminação de líquidos, a drenagem linfática ativa o sistema imunológico e também tem ação analgésica, aliviando sintomas de dor.

Em alguns casos a drenagem linfática manual constitui um procedimento principal de tratamento, como é o caso dos linfedemas. Em outros, trata-se de um tratamento complementar, como por exemplo: edemas gestacionais, pós-operatórios e pós-traumáticos; problemas circulatórios, varizes e pernas cansadas; lipodistrofia ginóide (“celulite”).

A duração aproximada de uma sessão de drenagem linfática é em torno de 50 minutos. A freqüência ideal é de uma a duas sessões por semana.

Durante o tratamento, o profissional que está executando a massagem percorre o corpo com as palmas das mãos e pontas dos dedos, com toques suaves, circulares ou em espiral, pressões graduadas e alternadas, imitando as contrações da musculatura dos vasos linfáticos, movimentando a linfa em direção aos gânglios.
Com esse tratamento, consegue-se acelerar as reações próprias do organismo sem alterá-las.

Esse procedimento é realizado por profissional esteticista, após avaliação médica.

Consulte-nos e conheça mais sobre essa técnica.

Alguma dúvida sobre drenagem linfática manual? Deixe um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário