Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fitofotodermatose (manchas por contato com limão ou outras frutas cítricas)

Nessa época de calor, quando se torna mais comum freqüentar praia e piscina, as pessoas costumam ter o hábito de espremer limão em um peixe frito ou camarão e também consumir bebidas a base de frutas cítricas, como por exemplo a caipirinha.


Essa combinação (exposição ao sol + contato com substâncias cítricas) pode levar a um quadro de inflamação da pele denominado fitofotodermatose.


A doença ocorre porque algumas frutas e plantas (limão, tangerina, laranja, lima, figo, manga, maracujá, verduras, aipo, coentro, cenoura, erva-doce, salsa, nabo) contêm uma substância que é modificada quimicamente pelo sol, tornando-se muito irritante à pele. Sorvetes não industrializados, freqüentemente vendidos em praias, podem ter algum tipo de suco cítrico propiciando situação semelhante.


A lesão geralmente se inicia um dia após o contato e a exposição à luz solar. Começa com manchas vermelhas, de contornos irregulares, que evoluem para manchas escuras, principalmente nas áreas expostas, como face, tórax, mãos e pernas. Ocasionalmente há a formação de bolhas, que podem sofrer infecção secundária.


Para evitar que essas manchas desagradáveis apareçam na sua pele, siga essas recomendações:

1. Evite manusear limões e/ou qualquer outro alimento fotossensibilizante estando no sol ou sabendo que irá se expor;

2. Caso seja necessário manusear, lave muito bem com água e sabão as mãos e local onde houve contato antes de se expor ao sol. Logo em seguida, aplique bloqueador solar no local. Se possível (caso trabalhe com esse tipo de alimento) use luvas para evitar o contato direto da pele com essas substâncias.


Caso as manchas ocorram, use bloqueador solar e procure um médico para avaliação.

Geralmente em 4 a 6 semanas as manchas desaparecem, mas podem surgir novamente em caso de reexposição.


Alguma dúvida sobre fitofotodermatose? Escreva um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário