Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dermatite atópica

Dermatite atópica é uma doença de pele caracterizada pelo curso crônico, levando ao aparecimento de lesões na pele e coceira, com períodos de melhora e piora, manifestando-se isoladamente ou intercalando-se com crises de asma ou rinite.

Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros.
Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.
Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais.
Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crônico (longa duração), apresentando períodos de melhora e de piora.

Outra característica da pele do atópico é a sua tendência maior ao ressecamento que, por si só, pode dar origem à sensação de coceira e descamação.

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida. Sabe-se que não é uma doença contagiosa e sim de origem hereditária.

Existem alguns fatores desencadeantes: pele seca, poeira, detergentes e produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético, certos alimentos, baixa umidade, frio intenso, calor e transpiração, infecções e estresse emocional.

A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes.

Alguma dúvida sobre dermatite atópica? Deixe um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário