Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele crônica, caracterizada por manchas brancas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo (de dentro para fora das bordas), em geral sem outros sintomas associados.
Essas manchas podem surgir nas mãos, pés, face, região genital e outras partes do corpo e geralmente são simétricas.
O vitiligo pode ser encontrado em pessoas de qualquer idade, mas em geral surge entre os 10 e 30 anos de idade, sem preferência por sexo ou raça.
Pode haver comprometimento dos olhos, associação com doenças de tireóide, anemia perniciosa, alopecia areata e outras enfermidades, embora na maioria dos casos só existam as lesões esbranquiçadas na pele.
Sua etiologia não está esclarecida, havendo várias hipóteses, sendo a mais aceita atualmente a de que seja uma doença de caráter auto-imune com disfunção ou destruição dos melanócitos (células responsáveis pela coloração da pele) por auto-anticorpos. Esta hipótese está baseada na observação clínica de que 10 a 15% dos pacientes portadores de enfermidades auto-imunes apresentam vitiligo comparado com 1 a 2% da população em geral, além da presença de linfócitos em algumas lesões de vitiligo.
Em geral as lesões surgem após algum evento traumático (perda de algum ente querido, separações familiares, traumas em geral, etc) e acredita-se que isso aconteça por uma baixa da imunidade, já que a hipótese mais aceita atualmente é que se trata de uma doença auto-imune.
Se você notou o aparecimento de manchas esbranquiçadas no seu corpo, procure fazer uma avaliação médica pois uma das hipóteses diagnósticas pode ser o vitiligo.

Alguma dúvida sobre vitiligo? Deixe um comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário