Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Acne

A acne é uma doença comum em adolescentes, fase em que iniciam-se as alterações dos hormônios sexuais, envolvendo os folículos sebáceos de certas áreas do corpo (face e tronco principalmente).
A maioria dos casos de acne apresenta lesões variadas: comedões ("cravos"), pápulas ou pústulas ("espinhas"), nódulos e cicatrizes.
As manifestações da doença ("cravos" e "espinhas") ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos ("cravos" pretos) e fechados ("cravos" brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Estresse emocional, alterações hormonais e algumas drogas (Lítio, hidantoína, corticosteróides tópicos e sistêmicos, "bombas" e alguns contraceptivos orais) podem piorar quadros de acne.


Objetivos do tratamento:
É importante lembrar que nunca se deve "espremer cravos ou espinhas" pois há um grande risco de causar uma infecção e grande chance de formar cicatrizes!
Medidas gerais: higienização com sabonete específico.
Substâncias esfoliativas: atuam limpando os poros, previnindo formação de "cravos".
Antibióticos tópicos ou orais: Inibem a proliferação das bactérias.
Corticóides tópicos: são usados contra a inflamação.
Hormônios: alguns contraceptivos orais são indicados para mulheres que apresentam alteração hormonal.
Retinóides tópicos: agem contra a formação e na dissolução de "cravos".
Retinóide oral: reduz o tamanho das glândulas sebáceas, diminuindo a secreção de sebo. Indicado para casos graves.

Alguma dúvida sobre acne? Deixe um comentário!

2 comentários:

  1. boa noite ha alguns meses comecei um tratamento com o medicamento roacutan o tratamento era de 8 mes mas so usei durante 4 pois minha medica saiu da clinica onde passava sera que posso continua o tra tamento pois faz 3 meses que nao tomo o medicamento e minha pele melhoro pois nao nasce mais espinhas
    sera que posso fazer pilyg obrigado .

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Denise!
    O tratamento com Roacutan® só deve ser feito com acompanhamento médico.
    Em relação ao peeling, como o Roacutan® interfere no processo de cicatrização da pele, recomendamos que só seja feito após pelo menos 6 meses de interrupção do tratamento.
    Procure um médico para uma melhor avaliação do seu caso e escolha do tratamento ideal!

    ResponderExcluir