Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dermatite seborréica ("caspa")

Conhecida popularmente como "caspa", a dermatite seborréica é uma doença crônica (com períodos de melhora e piora), freqüente, não contagiosa, que acomete regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas: couro cabeludo, região central da face, sobrancelhas, orelhas e tronco.
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Malassezia sp.) presente na pele afetada estão envolvidos no processo.
A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.
A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.
No couro cabeludo a doença se manifesta por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (“caspa”) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma freqüente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações. As lesões da pele são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), pavilhões auriculares e região retroauricular e o centro da região torácica anterior e posterior.
Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.

Alguma dúvida sobre dermatite seborréica? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário