Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2009

Estrias

As estrias são como cicatrizes que surgem por conta da destruição das fibras elásticas da pele devido sua distensão exagerada (pelo crescimento acelerado na adolescência ou ganho importante de peso) ou por alterações hormonais. O uso prolongado e em altas doses de corticosteróides orais ou mesmo em pomadas também podem levar à formação de estrias.
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal.

Prevenção

Para evitar as estrias, deve-se consumir pelo menos 2 litros de água por dia e ingerir alimentos ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno. Deve-se evitar engordar demais e rapidamente, diminuindo doces e gorduras da dieta, e praticando exercícios físicos regularmente.
Recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes que contenham em sua fórmula uréia, vitamina E, lanolina e óleos, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias e que estejam em fase de crescimento intenso ou aumento de peso.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no tronco.

Tratamento

Para as estrias já aparentes, é importante lembrar que são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de colágeno, tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas: tratamento com ácidos, peeling químico, peeling de cristal, laser, dentre outros. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.
Estes procedimentos só podem ser realizados por médicos.

Alguma dúvida sobre estrias? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário